1 de julho de 2020

“Estou Aqui!” uma pulseira que mantém o seu filho em segurança


Um dos maiores pesadelos de qualquer pai é perder os filhos de vista. Seja na praia ou numa cidade desconhecida, aqueles poucos minutos de pânico em que não sabemos onde estão parecem horas. Para evitar sustos, a PSP criou o Programa Estou Aqui! que, graças a uma pulseira, permite encontrar rapidamente uma criança perdida.

O programa Estou Aqui! para crianças foi criado em 2012. Nesse ano, foram ativadas perto de 9000 pulseiras; em 2020, foram mais de 77 000.



Vêm aí as férias e uma das frases que mais repetimos aos miúdos é “Não saias de perto de mim”. Apesar dos avisos, por vezes, bastam uns segundos de distração para os perdermos de vista. Quem não conhece a sensação? O coração dispara e parecemos baratas tontas a chamar por eles em todas as direções. O pânico instala-se também na criança que fica assustada e sem saber o que fazer.

Para evitar esta situação, a PSP criou há oito anos o Programa Estou Aqui!, a que as famílias podem recorrer gratuitamente não só durante as férias, mas durante todo o ano. O objetivo é, através de uma simples pulseira usada pela criança, encontrar rapidamente os seus pais/responsáveis.


Onde pedir?
  
O processo é simples. A pulseira deve ser pedida através do site do programa, https://estouaqui.mai.gov.pt, onde é feito o registo dos dados da criança e dos pais/responsáveis. Depois, basta escolher a esquadra onde pretende levantá-la.

As pulseiras são gratuitas e válidas em todo o território nacional entre o dia em que são pedidas e 31 de maio do ano seguinte. Destinam-se a crianças entre os 2 e os 10 anos, tanto portuguesas como estrangeiras.


Como funciona?

Perante uma criança perdida, qualquer adulto pode contactar o 112. Daqui, a chamada será reencaminhada para a central da PSP que, através do código inscrito na pulseira da criança, procurará na base de dados do Programa Estou Aqui! os contactos dos responsáveis. Estes serão imediatamente avisados da sua localização. Ao mesmo tempo, é enviado um agente da esquadra da área onde o menor se encontra, de forma a garantir o seu bem-estar até à chegada dos pais ou responsáveis.



Explicar à criança o que deve fazer

A partir do momento em que o seu filho fala, convém explicar-lhe o que deve fazer no caso de se perder. O melhor será dirigir-se a um agente da polícia ou um outro adulto que lhe pareça responsável – o nadador-salvador, na praia; um lojista de um centro comercial; um empregado de mesa, no caso de estar na rua, por exemplo –, dizer que está perdido, mostrar a pulseira e pedir que telefonem para o 112. Se ele perceber que, graças a estes gestos simples, os pais irão encontrá-lo rapidamente, conseguirá manter-se mais calmo.



A pulseira "Estou Aqui!", para crianças,  cujo tecido está preparado para aguentar até 12 meses sem perder qualidade, contém um código alfanumérico e a inscrição "Call/ LIGA 112". Funciona em todos os países da União Europeia que tenham como número de emergência o 112.


Pulseiras para adolescentes e adultos

Desde 2016, é também possível pedir a pulseira Estou Aqui! para adultos ou adolescentes que, pela sua idade ou patologia, possam ficar desorientados ou inconscientes, ainda que momentaneamente, na via pública. O pedido segue os mesmos passos, e pode ser feito tanto pelo próprio como por um cuidador/instituição. Neste caso, a pulseira ficará ativa durante dois anos.


No caso da pulseira "Estou Aqui!", para adultos esta é constituída por uma fita de tecido em cor mate e por uma chapa metálica com um código alfanumérico e a inscrição “Call/Ligue 112”, como se pode ver na imagem. A pulseira é igualmente gratuita, pessoal e intransmissível.

E o procedimento para aquisição da pulseira é igual, fazer o registo prévio e, em seguida, deslocar-se à esquadra escolhida para levantar e ativar a mesma.












Sem comentários:

Enviar um comentário