4 de outubro de 2020

● MMA - Lutadores Radicais ●




 Na Rússia e nos estados da antiga União Soviética, o MMA enquanto desporto radical, tornou-se um fenómeno social. Os campeões são vistos como superestrelas, adulados pelos seus fãs e ganhando autenticas fortunas. Mais do que um desporto, o MMA é um elevador social, uma ferramenta política e até mesmo um instrumento de propaganda que pretende glorificar o homem russo como um ser viril, invencível e pronto para defender a pátria. 

 Misturar política e MMA é uma especialidade da região. Ramzan Kadyrov, o polémico ditador da Chechénia, usa-o como arma política para melhorar a imagem da região, bem como a sua própria reputação. Kadyrov abriu clubes de MMA em toda a Chechénia, desenvolveu a sua própria liga profissional e organizou um grupo de campeões que lutam sob as sua cores. 

 Na Rússia, o MMA pode levar a qualquer coisa, até ao poder político. O presidente Putin raramente perde uma oportunidade de exibir o seu cinto negro de Judo. Na periferia de Moscovo, Krasnogorsk, (uma cidade com 150 mil habitantes e uma reputação de ser altamente corrupta), o adjunto do presidente da câmara, é uma espécie de anomalia política. Jeff Monson é americano, não sabe nada sobre como administrar uma cidade e não fala uma palavra de russo. Ele é uma estrela no mundo do MMA, como tal, o seu caminho foi facilitado por Vladimir Putin.






Sem comentários:

Enviar um comentário