A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), organismo do Estado responsável pela promoção e defesa do princípio da igualdade entre mulheres e homens, acaba de lançar a campanha “Não Há Desculpas para a Violência Doméstica”. Essa campanha tem como objetivo alertar para as desculpas que a pessoa agressora utiliza para se desresponsabilizar dos seus atos, negando e/ou banalizando a violência.
Em Portugal, registaram-se mais de 30 mil denúncias de violência de género em 2022 e no primeiro semestre deste ano o número já ultrapassa as 14 mil. Esses números são alarmantes e mostram que a violência doméstica é um problema que não pode ser ignorado.
A campanha da CIG destaca que a agressão é sempre uma escolha e que não existem desculpas para uma pessoa ser violenta com outra. Algumas das desculpas mais comuns são ciúmes, álcool e desafiar a “autoridade”. Essas desculpas são usadas para desculpabilizar a violência e fazer com que a vítima se sinta culpada pelos seus comportamentos.
É importante lembrar que agredir é sempre uma escolha da pessoa que usa a violência para se impor, controlar ou provocar medo e dano à vítima. É fundamental combater esse comportamento e denunciar os casos de violência doméstica.
A RNAVVD – Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica está presente em todo o país e no 2.º trimestre de 2023, acolheu 1450 pessoas. Dessas, 52% eram vítimas adultas (98% mulheres e 2% homens) e 48% eram dependentes a cargo (maioritariamente crianças e jovens que, por questões de segurança, acompanharam as suas mães).
Para combater a violência
doméstica, é fundamental que cada pessoa denuncie os casos de agressão. Em
Portugal, a violência doméstica é um crime público que deve ser combatido e
denunciado por todos. Para obter ajuda, denunciar ou pedir informações sobre
violência doméstica, estão disponíveis as linhas de apoio gratuitas – 800 202
148 e a Linha SMS 3060.
Não podemos ficar indiferentes à violência doméstica. É fundamental que cada um de nós faça a sua parte para combater esse problema e garantir que todas as pessoas possam viver em paz e segurança em suas casas. A campanha “Não Há Desculpas para a Violência Doméstica” da CIG é um importante passo nessa direção e deve ser apoiada por todos nós.
Sem comentários:
Enviar um comentário