29 de janeiro de 2022

Sucker Punch – Um cenário de violência em que te podes ver envolvido

Esta é uma situação em que a maioria das pessoas não se quer ver envolvida. Estás num cenário ameaçador em que não consegues escapar, fugir, e o teu adversário deixou claro que a sua intenção é agredir-te. A única coisa que pode piorar a situação é saberes que não tens habilidades suficientes para te defenderes e saíres dali em segurança.

Quem não se consegue defender tem mais probabilidades de se tornar uma vítima. É aqui que entra o treino de autodefesa. O estudo da defesa pessoal dá-te conhecimentos importantes para saberes como evitar potenciais situações de violência. Também aprendes técnicas comprovadamente eficazes para repelir um atacante. Tornas-te também mais sensível à importância de adquirir e manter uma boa condição física, e isso pode ser muito importante quando precisas de te defender com sucesso.  Pois é difícil fugires de um agressor ou aplicar movimentos defensivos com um certo nível de intensidade e vigor se depois de correres 20 metros ficas sem fôlego.

Estares mentalmente preparado para a possibilidade de precisares defender-te em algum momento da tua vida também te dará mais vantagem psicológica. Tens menos possibilidades de congelar e bloquear quando te sentires ameaçado e mais probabilidades de tomares as decisões certas, uma vez que o treino de autodefesa te ajuda a enfrentar situações de confronto debaixo de stress.

Este é um cenários cem que te podes ver envolvido e em que só tens a ganhar se tiveres alguns conhecimentos de autodefesa:

O Sucker Punch (também conhecido como coward punch e one-punch attacké um termo que geralmente designa um soco dado de forma traiçoeira e desleal onde o atacante surpreende a vítima sem que esta tenha tempo para se preparar ou defender. O golpe é executado de forma dissimulada, sem aviso (e muitas vezes sem razão), procurando o agressor esconder a sua intenção e até mesmo distrair a vítima para que ela fique mais vulnerável. Em algumas situações o ataque pode vir da retaguarda diminuindo ainda mais qualquer possibilidade de a vítima ter noção do que lhe vai acontecer. 

Embora existam contextos e ambientes específicos em que as probabilidades de uma pessoa ser surpreendida por um atacante são maiores, a realidade é que qualquer pessoa pode ser alvo de um sucker punch pelo simples facto de se cruzar com um desconhecido. 

Os motivos que levam alguém a atacar uma pessoa de forma violenta e repentina podem ser diversos, no entanto um atacante pode ter este comportamento só por diversão, querer provar algo para entrar num gangue, roubo, vingança, tentativa de violação, ou até atuar unicamente por se encontrar de consciência alterada por efeitos do álcool ou estupefacientes.

Algumas das vítimas sofrem lesões permanentes e debilitantes, havendo até situações mais trágicas e amplamente noticiadas pela imprensa. Frequentemente as vítimas perdem a consciência sendo o facto de caírem desamparadas que lhes pode provocar traumatismos mais graves.

Curiosamente, câmaras de vigilância em diferentes centros urbanos dispersos por esse mundo fora, têm captado situações em que o modus operandi dos agressores é muito peculiar: homens, mulheres e adolescentes são atacados por alguém que corre na direção deles, os golpeia e foge rapidamente do local. 


TÁTICAS DE AUTOPROTEÇÃO


O sucker punch é um ataque perigoso que pode surpreender até mesmo alguém com conhecimentos de técnicas de combate e autodefesa. É uma agressão de que não se está à espera e que te pode apanhar numa fração de segundos. Como então podes evitar ser surpreendido por esse tipo de ataque?

Mais abaixo estão dois vídeos que exemplificam algumas táticas defensivas e no YouTube encontramos inúmeros instrutores de defesa pessoal, cada um deles com a sua visão particular sobre o que pode ser feito para evitar um sucker punch. Alguns desses vídeos são interessantes e outros completamente ridículos e ingénuos. A realidade é que não existe uma fórmula mágica que te assegure a 100% que em algum momento não irás ser surpreendido por um ataque completamente imprevisível. Podes, no entanto, minimizar as possibilidades de te tornares uma vítima fácil, adotando atitudes e comportamentos preventivos que te fazem ficar mais alerta em determinadas situações, como por exemplo, quando sais à noite e frequentas ambientes onde normalmente existem conflitos, muito consumo de álcool, etc. Por outro lado, na tua rotina diária, podes fazer um esforço de vontade para ficares mais consciente do ambiente que te rodeia. Esta é uma regra fundamental de autoproteção: não ficares desligado do que se passa à tua volta.

As novas tecnologias invadiram o nosso cérebro fazendo com que seja muito fácil alhear-nos do mundo real e mergulharmos no virtual. Consequentemente, cada vez menos as pessoas utilizam os seus sentidos como forma de monitorizar o ambiente em que se encontram. Para que te possas sentir mais seguro e confiante começa por treinar a tua atenção a partir dos sentidos. Quando caminhas exercita a tua capacidade de reconhecimento visual e usa a tua visão periférica. Repara nas pequenas coisas, observa as pessoas e os seus movimentos, fica atento a quem demonstra uma linguagem corporal suspeita. Ouve os diferentes ruídos que te circundam, os passos das pessoas, as vozes que se cruzam no ar. Procura, sempre que possível, manter um espaço de segurança em relação a desconhecidos.  Atualmente essa é uma noção a que temos prestado mais atenção por causa da atual pandemia do Covid-19, mas ter consciência do nosso espaço pessoal e estar atento a eventuais intrusos é um princípio básico de autodefesa.

Outro fator importante que pode mitigar as probabilidades de seres surpreendido por um atacante é a tua própria linguagem corporal. A forma como caminhas transmite uma mensagem aos outros, em particular aos predadores que procuram pessoas distraídas do ambiente que as cerca e com sinais percetíveis de falta de autoconfiança. Para de caminhar com os olhos no chão ou no smartphone, ergue a cabeça e movimenta-a para ambos os lados para que tenhas uma clara visão de 180 graus. Não precisas caminhar como um manequim a desfilar na passerelle, mas podes imprimir à tua passada um ritmo mais determinado que te ajude a sentir mais seguro e confiante. Evita encurvares-te sobre ti próprio, endireita o teu corpo e faz algumas inspirações profundas. Dessa forma consegues mover-te com uma presença mais decidida, o que pode levar a que quem te observe com segundas intenções resolva procurar um alvo menos atento.

Essas são algumas dicas que podem colaborar para não seres alvo de um ataque inesperado. Estudar autodefesa também te ajuda a melhorar a atenção, a velocidade de reação e a desenvolveres uma autoconfiança mais robusta.  As tuas competências físicas são treinadas através de diferentes cenários onde vais aprender a posicionar-te e a aplicar técnicas contundentes para repelir um agressor. O treino sério de autodefesa não só prepara o teu corpo para situações em que te sentes em perigo, mas também capacita a tua mente para enfrentar cenários em que a maioria das pessoas congela ou entra em descontrolo emocional.

A realidade é que qualquer um de nós pode ser surpreendido por um sucker punch, mas reduzimos significativamente as possibilidades de isso acontecer se estivermos preparados física e mentalmente a par do desempenho das nossas faculdades de atenção melhoradas.







Sem comentários:

Enviar um comentário