Desenvolvida
para simplificar a vida dos utilizadores, a plataforma MB WAY permite a
realização de compras e transferências bancárias imediatas com total comodidade
e segurança, já que o utilizador pode fazê-lo através do seu telemóvel, a
qualquer hora do dia e onde quer que esteja, sem que tenha de partilhar os seus
dados bancários. No entanto, há quem se queira aproveitar destas novas
“tecnologias” e, em Portugal, há relatos de que o MB WAY está a ser usado para
roubar dinheiro. Conheça o esquema usado pelos mafiosos e saiba o que fazer
pela sua segurança.
Este artigo
serve essencialmente para alertar os cibernautas dos perigos que se escondem em
cada esquema ardilosamente montado para apanhar os incautos.
O que
descrevemos a seguir é um caso real de um esquema que está ativo em Portugal e
que pretende criar dano roubando as pessoas, através da engenharia social e a
pertinente inexperiência dos utilizadores neste tipo de situações.
Burla com recurso à plataforma MB WAY
José, nome
fictício do nosso visitante e protagonista do sucedido, colocou um produto à
venda no OLX por algumas centenas de euros. Poucas horas depois da publicação
do anúncio já estava a ser alvo de uma tentativa de burla por SMS.
O diálogo
começou com a troca normal de mensagens, questões sobre o produto e assuntos
relacionados. Contudo, José conta que, ao contrário do habitual, o “comprador”
não demonstrou pressa em receber o produto anunciado – só mais tarde se
encarregaria de o mandar levantar e transportar até Sines (onde diz morar). O que
realmente demonstrou foi uma “estranha” pressa em pagar! A sua grande
preocupação era pagar… situação sui generis neste tipo de transações “fora da
vista”.
O pretenso
comprador, depois de sondar o vendedor, o José, propunha-se a pagar utilizando
o sistema MB WAY. Para isso pediu ao José que lhe enviasse os (seus) códigos do
cartão! José rejeitou e insistiu que o pagamento fosse feito por transferência
bancária.
Após
fornecer-lhe o IBAN, o burlão diz-lhe que já realizou a transferência mas que,
para que a mesma se efetivasse, José teria de ir ao Multibanco, inserir o
cartão, e selecionar a opção MB WAY/MB NET e introduzir os dados que se
apressou a fornecer.
E que códigos
eram esses? O seu nº telemóvel e um código que o próprio burlão indicou. Isto
é, nem mais nem menos: usando o cartão de débito do José, queria ludibriar o
mesmo a associar o telemóvel do burlão, com o código por ele escolhido!
Para não ter
de esperar muito, o burlão informou que José tinha 30 minutos para ir ao
Multibanco.
Armadilha
armada… agora restava esperar pela presa!
Se José caísse
na armadilha, o burlão teria a capacidade de tirar dinheiro da sua conta,
dentro dos limites de segurança impostos pela entidade gestora (SIBS). Após
desconfiar do que estava a acontecer, José tentou saber mais deste larápio…
foram, segundo José, 64 mensagens trocadas e alguns dados recolhidos que serão
enviados às autoridades competentes.
Fiquem
atentos, partilhem a informação para aumentar o conhecimento de como (tão
simplesmente) funcionam estas burlas. Obviamente que não devem fornecer
qualquer tipo de dados a “estranhos”. Se já o fez, é melhor verificar os seus
movimentos e informar a polícia.
Fonte: pplware
Sem comentários:
Enviar um comentário