Se perdeu os
seus documentos de identificação, além das autoridades policiais, comunique a
informação ao Banco de Portugal (BdP) e proteja-se da utilização abusiva dos
seus dados.
O BdP explica
que no caso de perda de documentos como o cartão de cidadão, do cartão de
contribuinte, do passaporte ou título de residência, é importante comunicar ao
regulador, que irá informar gratuitamente o sistema bancário da situação.
Ou seja, desta
forma, os bancos poderão ficar alerta para agir, “caso alguém tente em seu nome e utilizando os seus documentos, fazer
uma operação financeira ilícita”.
Poderá
notificar o BdP através do portal do cliente bancário, nos postos de
atendimento do BdP ou por carta, devendo apresentar o auto ou a declaração
emitida pela entidade policial à qual apresentou queixa.
“Lembre-se, quando recuperar ou tiver substituído os documentos
perdidos volte a contactar o BdP. Nós notificaremos o sistema bancário dessa
alteração”, salienta o regulador.
No entanto,
este serviço não se destina a comunicar a perda de cartões bancários ou de
cheques.
“Nestas situações, os respetivos titulares devem contactar, com
a brevidade possível, a entidade emissora desses meios de pagamento. No caso
dos cartões bancários, pode consultar a lista de contactos dos respetivos
emissores na informação relacionada no final da página”, identifica.
Fonte: JornalEconómico
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