O INEM e as
Forças de Segurança desenvolveram um cartão de identificação de emergência para
turistas e residentes estrangeiros em Portugal. Saiba como funciona.
Era preciso
melhorar a comunicação entre cidadãos estrangeiros, autoridades e serviços de
emergência. Assim nasceu o Cartão de Emergência. É útil e gratuito. Quer saber
como funciona?
O que é? − O Cartão de Emergência é um documento - desenvolvido pela
Associação Safe Communities Portugal, em colaboração com o Instituto Nacionalde Emergência Médica (INEM), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a GuardaNacional Republicana (GNR) - que reúne
informação útil, como os dados pessoais e de saúde, para ajudar as equipas de
socorro em situações de emergência.
Para quem? − O documento
destina-se a cidadãos estrangeiros, em férias ou a residir em Portugal, mas
pode ser utilizado por qualquer cidadão nacional.
Como obter? − Se estiver
interessado em utilizar o Cartão de Emergência, pode obtê-lo de forma imediata
e gratuita. Só tem de descarregar o documento em PDF, na página de internet de
uma das entidades envolvidas nesta iniciativa.
Como utilizar? − Deve preencher
os dados pessoais diretamente no cartão: nome; idade; residência; autoridade
policial da sua zona de residência; nacionalidade; estadia em Portugal e pessoa
a contactar em caso de emergência. Do lado da informação médica, deve
preencher: seguradora; doenças; alergias e medicação.
Depois da
informação estar completa, só tem de imprimir e guardar o cartão na carteira
que anda sempre consigo, para que seja facilmente encontrado quando for
necessário. “Em caso de emergência vai falar por si”.
Um alerta − Este documento não
substitui o documento de identificação, mas funciona como informação útil e
adicional àquela que está no cartão do cidadão, por exemplo.
O cartão não é
obrigatório, mas prevenir nunca é demais. Proteja-se.
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