Na maioria dos Centros Comerciais há um elevado e ao mesmo tempo discreto sistema de segurança que, não só envolve pessoas com formação adequada para o efeito, mas também o apoio de sofisticados sistemas eletrónicos próprios desta nossa era digital. Como consequência, o aspeto da segurança aliado ao conforto proporcionado por uma grande e diversificada oferta comercial, acaba por estar na base de um aumento, cada vez maior, de pessoas a estas grandes superfícies. Especialmente em determinadas alturas do ano, como é o caso das festividades natalícias. O facto é que o cidadão, pelo menos em termos de segurança, sente-se assim mais tranquilo do que nas lojas do comércio tradicional.
Apesar da segurança inerente a esses locais e de não haver um registo relevante de crimes, eles não estão isentos de problemas. A realidade é que os furtos, os roubos e outros conflitos de natureza criminosa também existem nesses espaços.
Para não seres alvo de uma experiência desagradável é importante observarares alguns cuidados a ter quando vais fazer compras a locais com grande concentração de pessoas. Em termos de segurança pessoal, a tua maior arma (e também a da tua família) é a PREVENÇÃO. Ou seja, a capacidade de te antecipares a situações potencialmente perigosas.
Os comportamentos de segurança que vais observar de seguida, são para serem colocados em prática com a dose adequada de bom senso. Não precisas de te transformar num fanático da segurança. Apenas precisas saber que em determinadas situações deves atuar preventivamente e com sabedoria.
Assim, toma nota:
● Roupas e objetos – Procure vestir-te de forma simples. Evita usar relógios caros e joias que despertem a atenção de olhos indiscretos. Leva apenas os documentos necessários. Se possível, opta por uma pequena bolsa tipo mochila (que deve ficar na frente e não nas costas) com alças seguras.
Tem cuidado com o teu telemóvel. Não andes com ele pela mão como uma criança. E já agora, não fiques vulnerável quando estás a falar ao telefone, não te desligues do mundo. Para além de ti e da pessoa com quem estás a falar, existe mais vida…e que vida!!! (O mesmo se aplica quando ouves música com os auriculares nos ouvidos).
● Compras – Evita ao máximo a utilização de dinheiro em espécie. Prefere pagar as tuas contas com cartão. Separe uma quantia de dinheiro para pequenas compras como café, transportes, etc.
● Antecipe as tuas compras para dias e horários de menor movimento.
● Andar nas ruas – Quando estiveres a andar nas ruas, verifique se estás sendo seguido ou observado por alguém. Se achares que estás nessa situação, inverta o sentido do seu percurso ou entra num estabelecimento qualquer. Evita também passar perto de aglomerações e grupos suspeitos. Se necessário, passa para o outro lado da rua.
● Multibanco – Se tiveres que levantar dinheiro sê prudente e está atento ao ambiente que te cerca. Sê discreto ao guardares o dinheiro. Lembra-te: a partir desse momento não és só tu que sabe que transportas dinheiro.
● Assalto à loja – Se ocorrer um assalto numa loja quando estiveres às compras, não tentes correr ou reagir. Obedeçe a tudo que os assaltantes mandarem, assim evitarás reações perigosas e eles sairão rapidamente. O máximo que podes perder são uns trocos e os documentos que tinhas contigo, além dos cartões que podem ser rapidamente cancelados por telefone.
● Carro – Procure estacionar a tua viatura num parque, é sempre mais seguro e prático para o transporte das tuas compras. Se estacionares na rua e com orientação de um arrumador deves dar sempre uma pequena gratificação. É mais seguro!!! Não é preciso lembrar, mas já agora, nunca deixes objetos de valor à vista…
● Crianças – Nesta altura os Centros Comerciais estão cheios de gente e de coisas que chamam a atenção especialmente de crianças. Se estás a fazer compras acompanhado de crianças, então nunca as percas de vista. Combine com elas o que devem fazer (e o que não devem fazer) no caso de se perderem. Não te esqueças que uma criança pequena deve ter sempre consigo elementos que a possam rapidamente identificar e facilitar o contacto imediato com os pais ou outros parentes. Por exemplo, um papel ou cartão com o nome a morada e o telefone.
E não te esqueças, a prevenção é sempre a tua melhor defesa!!!