Este é um dispositivo que permite monitorizar as atividades dos
filhos nos smartphones ou tablets quando conectados à rede Wi-Fi doméstica. Com
o nome de Circle with Disney, o aparelho foi desenvolvido para ajudar os pais a
terem mais controlo sobre o que os filhos vêem na internet. Trata-se de um
pequeno cubo que, quando conectado à rede, permite aos pais escolherem quais os
conteúdos que cada membro da família pode aceder, a partir de que horas e por
quanto tempo.
A internet é uma ferramenta cada vez mais comum, mas muitos acreditam que ainda tem vários riscos. A pensar nos pais, Jelani Memory em colaboração com a Disney lançou o Circle With Disney, um equipamento que se liga a todos os equipamentos em casa e permite-lhe controlar a utilização de cada um.
O Circle pretende ser uma forma de equilibrar o tempo passado em família, e aquele em que estamos ligados. Para isso, conecta-se via ligação Wi-Fi a smartphones, tablets, computadores ou televisores para que, sobretudo os pais, possam balancear quanto tempo os seus filhos usam a internet.
Através de perfis criados (um para cada filho, pois cada um pode ter regras diferentes no que toca ao uso da internet), os pais podem definir o número de horas em que podem aceder à internet ou a uma app, uma hora para desligar (por exemplo, antes de ir para a cama) e até verificar qual a aplicação em que passam mais tempo.
Um controlo talvez necessário: um estudo revelado recentemente pela Kaspersky Lab e B2B Internacional demonstrou que, apesar de grande maioria dos pais se preocupar com a segurança dos filhos online, 76% não usa nenhum software de controlo parental.
Os adultos também podem definir tempos limites de ligação para os seus próprios equipamentos, ou desligar a ligação à internet com o toque de um botão em qualquer terminal. E os mais pequenos? Aprendem a regular o uso de internet consoante os limites impostos pelos pais.
Todos os controlos são feitos através de uma aplicação disponível, por agora, apenas para iOS. Em 2016, os criadores do Circle e a Disney pretendem lançar um novo serviço, que funciona também com ligações por dados móveis.
É importante
realçar que o aparelho só monitoriza as atividades das pessoas que conectarem
smartphones, tablets e outros dispositivos à rede Wi-Fi doméstica. Caso a
criança tenha um telefone móvel, ela poderá navegar na internet por meio da
rede de banda larga móvel 3G/4G (dados móveis), precisando apenas de um plano
de dados ativo. Assim, os sites que visitar não passarão pelo controlo dos
pais. Há no entanto outros aplicativos complementares que podem ser utilizados
para um controlo parental mais eficiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário