Quase de certeza que todos nós precisamos, ao longo da vida, interagir com pessoas complicadas e muito agressivas. As agressões surgem quando há um conflito no qual alguém sente a necessidade de proteger os seus próprios interesses ou de lutar para conquistar algo. E muitas vezes isso acontece à custa dos outros. Ou seja, é algo muito mais comum do que se pode imaginar.
Sugerimos alguns princípios que podem ajuda-lo a fazer da sua convivência com gente agressiva algo menos traumático.
Para começar, sabe que está perante uma pessoa agressiva quando:
● Ela o
interrompe ou fala alto demais, não permitindo que você fale. Não aceita o seu
ponto de vista, querendo impor-se dessa forma.
● Você
sente que o outro está invadindo o seu espaço pessoal.
● A
interacção com aquela pessoa, de forma geral, deixa-o tenso.
● Sente-se
emocionalmente esgotado e sem energia depois de interagir com ela.
Procure
aplicar os cinco princípios a seguir descritos para melhor lidar com a
agressividade dos outros.
1.Mantenha a Calma
● Combater
fogo com o fogo só irá piorar as coisas, estimulando assim a agressividade do outro.
Tenha em conta alguns procedimentos para manter a calma caso sinta que está a ficar mais tenso e com raiva:
● Respire
fundo.
● Beba um
pouco de água, mexa no telemóvel ou faça qualquer coisa que reduza a pressão que
está sendo criada naquele momento.
● Pense
que se irá arrepender de todas as coisas ditas num estado de descontrolo emocional.
2.Destaque a Irritação do seu interlocutor
Não continue
a conversa como se ela não o estivesse a incomodar. Procure fazer com que seu
interlocutor veja que está sendo agressivo, mas usando uma afirmação de
empatia, em vez de o irritar ainda mais. Evite palavras acusatórias que se
refiram directamente ao outro, “você”, “o seu”, “tu” e use frases como
estas:
● “Não fique
stressado, nós encontraremos uma forma de resolver o assunto”.
● “Você pode
falar mais baixo, por favor?”
● “Desculpe,
mas posso dizer algo que acho que é importante/que pode ajudar?”
● “Compreendo que isto pode ser stressante/frustrante”.
Se fizer isso a tempo, ajudará o seu interlocutor agressivo a tomar consciência do
que está fazendo. Como resultado, pode fazer com que a pessoa escute com mais
atenção aquilo que você diz.
3.Crie Empatia
Coloque-se
no lugar do outro e tente entender os motivos que o levam a ter um
comportamento tão agressivo. A agressão é uma reacção natural para proteger ou
acalmar algo. Tente considerar os seguintes factores:
● O que tem
o seu interlocutor a perder? (tempo, dinheiro, amigos e família, status social,
reputação, etc.)
● Como se
sentiria se estivesse naquela situação?
● Será que
existo algo mais na vida dessa pessoa que a deixa tão susceptível e explosiva?
4.Seja Assertivo
Pode parecer
contraditório que você deva ser tanto empático quanto assertivo, mas uma coisa
não exclui a outra. Entender a postura de outra pessoa não quer dizer que deva
permitir que ela seja agressiva.
● Controle a sua voz e mantenha-se calmo. Isso
irá mostrar a sua confiança e não instigará o seu interlocutor a falar num tom ainda
mais forte.
● Defenda a sua
posição e não permita que a outra pessoa monopolize a discussão. Expresse a sua
opinião.
● Seja
respeitoso e peça respeito em troca.
● No caso de
o nível de agressão começar a aumentar, responda com mais força e
assertividade, para mostrar que sua tolerância está a diminuir.
5.Mantenha o Foco
Se se deixar
levar pelas emoções, o assunto em questão acabará por se perder e você pode até
acabar por se esquecer de como a discussão começou. Mantenha o foco da conversa
em coisas e dados importantes. Assim, irá ajudar o outro a ser razoável. Por
exemplo:
● “A única
coisa que importa é que...”
● “Daqui a algum
tempo, você irá lembrar-se desta situação e rir-se dela”.
● Se
conseguir fazer rir o seu interlocutor, isso irá com certeza acalma-lo e ajudará a alterar a sua postura.
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