Um dos grandes desafios
para os professores hoje em dia é conseguir gerir turmas de cerca de 30 alunos,
em que alguns desses alunos apresentam dificuldades em manter a atenção e/ou
revelam excesso de atividade motora e comportamentos impulsivos.
O presente texto reúne algumas ideias e estratégias simples
para que os professores consigam lidar com os alunos com Défice de Atenção, isto é, com crianças com dificuldades em manter
a atenção durante um longo período de tempo e que estão “sempre com a cabeça na lua”, mas também com os alunos que
apresentem comportamentos impulsivos e
excesso de atividade motora, ou seja, crianças com dificuldade em
manterem-se focados numa só tarefa e que têm “bicho-carpinteiro”.
Ideias e
Estratégias para alunos com Défice de Atenção
• Faça uma pequena pausa e promova a curiosidade
(suspense), como por exemplo olhando ao redor antes de colocar uma questão;
• Avise que alguém vai ter que responder a uma
pergunta sobre aquilo que está a ser dito;
• Escolha aleatoriamente os alunos para ler/responder
a uma questão, de modo a que não consigam prever quando devem estar atentos;
• Utilize o nome do aluno quando colocar uma questão;
• Faça uma pergunta simples ao aluno (não relacionada
com o assunto em questão) quando perceber que este está a começar a perder a
atenção;
• Crie uma “piada privada” entre si e o aluno, de modo
a envolvê-lo novamente na aula;
• Percorra a sala de aula e dê um toque discreto no
ombro do aluno enquanto está a ensinar algo importante;
• Percorra a sala de aula e vá tocando discretamente
no sítio exato da página que está a ser lido ou discutido no momento;
• Alterne entre atividades físicas e mentais;
• Aumente a novidade das aulas ao usar filmes, cartões
(flashcards), trabalhos de grupo;
• Incorpore os interesses dos alunos no planeamento
das aulas;
• Dê instruções simples e concretas;
• Ensine aos alunos estratégias de auto-monitorização;
• Utilize uma voz suave para dar instruções.
Ideias e
Estratégias para alunos com Comportamentos Impulsivos
• Dê-lhe atenção positiva e reconhecimento tanto
quanto possível;
• Clarifique as
regras da sala de aula;
• Estabeleça um sinal entre si e o aluno;
• Crie o hábito de esperar 10 a 15 segundos antes de
responder;
• Analise as respostas irrelevantes dadas pelo aluno e
procure possíveis relações com a pergunta;
• Peça ao aluno para repetir a pergunta antes de
responder;
• Escolha um aluno para ser o “detentor da pergunta”
(para repetir a pergunta ao aluno);
• Ao introduzir uma nova matéria, peça aos alunos para
fazerem perguntas antes de ser lecionada a matéria;
• Retire da sala de aula toda a estimulação
desnecessária;
• Certifique-se que as tarefas propostas são curtas;
• Transmita que a precisão vale mais que a rapidez;
• Utilizando o relógio da sala de aula, diga aos
alunos quanto tempo têm para a realização de uma determinada tarefa;
• Peça que os alunos tenham um ficheiro com todos os
seus trabalhos completos;
• Incentive o planeamento utilizando com frequência
listas, o calendário, tabelas e imagens na sala de aula.
Adaptado de
“Suggested Classroom Interventions For Children With ADD & Learning Disabilities”
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