Os
comportamentos agressivos em contexto escolar têm vindo a aumentar. A boa notícia
é que, há formas de superar esta realidade e aprender a lidar com uma criança
agressiva na escola. Saber como agir perante uma criança agressiva tem sido tema recorrente de vários estudos, bem como motivo de preocupação
crescente entre pais, professores e outros educadores. Os impulsos agressivos
são próprios do ser humano, sendo considerados um aspeto estruturante da
personalidade quando geridos em proporções adequadas e com propósitos
adaptativos. Com a ajuda da psicóloga Ana Graça vamos compreender melhor esta problemática e descobrir como ajudar as nossas crianças.
FACTOS
A RETER SOBRE O COMPORTAMENTO AGRESSIVO NA INFÂNCIA
Há
factos que nos fazem pensar e que conseguem explicar de certa forma, o porquê
de uma criança ter um certo comportamento.
- Depende da qualidade dos cuidados no período
pré-natal e na primeira infância (0 a 5 anos);
- A primeira infância é um período crítico para
aprender a controlar comportamentos agressivos;
- Antes dos 3 anos de idade, a maioria dos meninos e
das meninas testa utilizar a agressão física;
- Geralmente, as crianças utilizam agressão física
quando estão sob emoções fortes ou como forma de alcançarem aquilo que
querem;
- As raparigas tendem a deixar de utilizar agressão
física mais cedo do que rapazes;
- As raparigas utilizam com mais frequência a agressão
indireta (por exemplo, falar mal de um amigo) mais cedo e mais
frequentemente do que rapazes;
- Com o desenvolvimento de habilidades sociais e de
linguagem, a maioria das crianças já não utiliza agressão física;
- Todas as crianças, em algumas fases do seu
desenvolvimento, recorrem pontualmente a comportamentos agressivos para
lidar com situações de maior ansiedade ou conflito, mas estes
comportamentos tendem a desaparecer com o crescimento;
- Estilos parentais permissivos, inconstantes e negligentes podem contribuir para que a criança adote comportamentos agressivos.
AGRESSIVIDADE
NA ESCOLA
A
entrada da criança no contexto educacional e o primeiro contacto com os pares,
acarretam uma grande expectativa em relação às aptidões e papéis sociais que
devem desempenhar.
É no
contexto escolar que os comportamentos agressivos se tornam mais evidentes. A
criança agressiva na escola exibe um padrão repetitivo e persistente de
agressividade, que prejudica os outros e viola as regras sociais.
O seu
comportamento caracteriza-se por não dominar os impulsos agressivos, revelar
uma atitude positiva perante a agressão e agir como se esta fosse socialmente
aceitável. Estes comportamentos disruptivos da criança agressiva na escola
dificultam o trabalho a desempenhar por professores e educadores.
A
repetição desses comportamentos somada às dificuldades manifestadas pelos
professores/educadores em lidar com a agressividade faz com que as condutas
inadequadas persistam, prejudicando a aprendizagem e a socialização.
Para
além do prejuízo do desempenho académico, a criança agressiva na escola tem
também, habitualmente, maiores dificuldades no estabelecimento de relações
saudáveis.
Crianças
que defrontam e vitimizam os seus colegas e os professores/educadores de forma
sistemática e apresentam oposição à realização de tarefas e regras escolares,
são frequentemente rejeitadas no contexto escolar, recebendo menor investimento
afetivo e académico dos professores/educadores e dos colegas.
Outro
aspeto característico da criança agressiva na escola é a rejeição entre pares,
ou seja, devido aos comportamentos que adota tem maior probabilidade de vir a
ser rejeitada pelos seus colegas.
O
problema da agressividade surge associado a uma multiplicidade de fatores,
entre as quais as relações estabelecidas na escola; o clima organizacional; o
meio no qual a escola se insere; o sistema de gestão da disciplina; as práticas
educativas; o insucesso escolar; baixos níveis de tolerância; baixa autoestima;
exposição à violência no âmbito familiar; dinâmicas familiares; violência
televisiva; imaturidade emocional; ausência de regras e limites em casa.
COMO
LIDAR COM UMA CRIANÇA AGRESSIVA NA ESCOLA?
A
violência é um problema social e a escola tem um papel fundamental na sua
redução através de ações e programas preventivos, idealmente desenvolvidos em
parceria com as famílias, envolvendo-as com o problema. Essas ações devem
sempre tentar:
1.Garantir
que as interações entre crianças pequenas são supervisionadas de perto;
2.Ter
normas bem claras, bem estabelecidas e que estejam bem explícitas na sala de
aula;
3.Ouvir
e dar atenção às reclamações, depoimentos e denúncias dos alunos quando estas
se referem a violência;
4.Encorajar
a criança a expressar verbalmente as suas emoções e a desenvolver a sua
sensibilidade para com os outros;
5.Demonstrar
que existem formas não agressivas de se relacionar com os outros e com o meio
ambiente;
6.Ajudar
a criança a encontrar outras formas de obter o que deseja sem recorrer à
agressão;
7.Aplicar
sanções adequadas à idade, que promovam aprendizagem (por exemplo, consolar a
vítima, compensar por qualquer dano causado, pedir desculpas, etc.);
8.Garantir
que a criança não retira benefícios do comportamento agressivo;
9.Reforçar
e elogiar os aspetos positivos da criança e os seus sucessos, de forma que se
sinta segura e confiante;
10.Reforçar
o desenvolvimento de competências sociais em contexto familiar e escolar;
11.Manter
uma relação estreita e cooperante com a família, de modo a contribuir para o
desenvolvimento harmonioso da criança;
12.Verificar
com os responsáveis pelos espaços de recreio e transporte escolar como são
tratados os alunos nestes contextos e como decorre a interação entre eles;
13.Desenvolver
projetos educativos que promovam a cidadania, o respeito pelo outro e a não-violência;
14.Promover
o desporto escolar, especialmente os desportos de equipa;
15.Facilitar
o acesso a jogos didáticos que promovam boas práticas.
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