25 de agosto de 2016

COMO REAGIR PERANTE ALGUÉM TEMPERAMENTAL

Todos nós face a algumas adversidades e acontecimentos diários temos momentos um pouco mais temperamentais e até agressivos. No entanto, há pessoas cujo padrão de vida é este... uma irritação constante, o ato de estar sempre à defesa porque acham que estão sempre a ser "atacados", entre outros.




A agressão verbal surge quando há um conflito, no qual alguém sente a necessidade de proteger os seus próprios interesses ou de conquistar algo mais. Não entanto, há igualmente situações mal resolvidas que, num temperamento mais forte, fazem despoletar alguma irritação e agressividade.

Os motivos para que alguém seja agressivo com os outros podem ser vários... alguém extremamente orgulhoso que se acha melhor que os outros, alguém munido de um carácter mais explosivo e que ainda não aprendeu a controlar e a moderar a sua forma de expressar as emoções, há aqueles que gostam de ter sempre razão e provar que são bons em tudo, pessoas inseguras que muitas das vezes não sabem que o são, etc... Na página seguinte deixamos-te algumas dicas para que aprendas a lidar com as pessoas com este género de temperamento para que assim também evites entrar numa situação de stress e conflito. Nada como uma abordagem sábia para que a pessoa agressiva se sinta compreendida e encorajada a discutir algo com calma e razão.

Não coloques mais lenha na fogueira! Se a ideia é tentar acalmar a pessoa e não avançar com a situação, não argumentes nem contra-ataques. Argumentar é refutar pontos fracos do discurso do outro e rebater o mesmo, por isso abstém-te disso;

Evita a frase "tenha calma!" no calor de uma discussão;

Mantem um olhar direto e uma expressão firme mostrando que estás atento ao que se está a dizer. Não revires os olhos ou demonstres que estás a ficar desinteressado e impaciente. Deverás expressar gestualmente e verbalmente que estás atento. Procura manter o teu tom de voz calmo e mais baixo do que o habitual. Isto tende a que o outro comece a baixar o seu tom também;

Podes questionar a pessoa e tentar clarificar o assunto, mas de forma compreensiva. Por exemplo, perguntar o que se passou, tentar perceber o porquê da agressividade, etc... tem noção que se demonstrares que estás interessado em ouvir isso podes acalmar a outra parte. Não obstante, deves parafrasear e resumir o que lhe foi dito;

Tenta esmiuçar o discurso e tenta encontrar coisas em que a pessoa até possa ter razão. Fala destas e tenta empatizar com os sentimentos do outro, bastando para isso dizer que percebes o porquê de determinado comportamento e que imaginas como a pessoa se deve ter sentido.

Dá uma visão mais alargada da questão, isto é, pergunte se a pessoa quer ouvir o que tens para dizer. Muitas das vezes há factos que podem não ter vindo ao de cima;

Questiona e pede sugestões sobre o que a pessoa acha que ajudaria a melhorar a situação em questão;


Se a situação estiver incontrolável, insustentável e desgastante para ti coloca limites ou um género de intervalo, por exemplo "É melhor continuarmos amanhã quando estiver mais calmo", "Se continuares a falar alto eu vou-me embora", "Estou disposto a conversar quando tu te acalmares e quiseres conversar calmamente e racionalmente" e vai embora.







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