Todos nós face a algumas adversidades e acontecimentos
diários temos momentos um pouco mais temperamentais e até agressivos. No
entanto, há pessoas cujo padrão de vida é este... uma irritação constante, o
ato de estar sempre à defesa porque acham que estão sempre a ser "atacados", entre outros.
A agressão
verbal surge quando há um conflito, no qual alguém sente a necessidade de
proteger os seus próprios interesses ou de conquistar algo mais. Não entanto,
há igualmente situações mal resolvidas que, num temperamento mais forte, fazem
despoletar alguma irritação e agressividade.
Os motivos
para que alguém seja agressivo com os outros podem ser vários... alguém
extremamente orgulhoso que se acha melhor que os outros, alguém munido de um
carácter mais explosivo e que ainda não aprendeu a controlar e a moderar a
sua forma de expressar as emoções, há aqueles que gostam de ter sempre razão e
provar que são bons em tudo, pessoas inseguras que muitas das vezes não sabem
que o são, etc... Na página seguinte deixamos-te algumas dicas para que
aprendas a lidar com as pessoas com este género de temperamento para que assim
também evites entrar numa situação de stress e conflito. Nada como uma abordagem
sábia para que a pessoa agressiva se sinta compreendida e encorajada a discutir algo
com calma e razão.
• Não coloques mais lenha na fogueira! Se a ideia é tentar acalmar
a pessoa e não avançar com a situação, não argumentes nem contra-ataques.
Argumentar é refutar pontos fracos do discurso do outro e rebater o mesmo, por
isso abstém-te disso;
• Evita a frase "tenha calma!" no calor de uma discussão;
• Mantem um olhar direto e uma expressão firme mostrando que
estás atento ao que se está a dizer. Não revires os olhos ou demonstres que estás a
ficar desinteressado e impaciente. Deverás expressar gestualmente e verbalmente
que estás atento. Procura manter o teu tom de voz calmo e mais baixo do
que o habitual. Isto tende a que o outro comece a baixar o seu tom também;
• Podes questionar a pessoa e tentar clarificar o assunto, mas de
forma compreensiva. Por exemplo, perguntar o que se passou, tentar perceber o
porquê da agressividade, etc... tem noção que se demonstrares que estás interessado
em ouvir isso podes acalmar a outra parte. Não obstante, deves parafrasear e
resumir o que lhe foi dito;
• Tenta esmiuçar o discurso e tenta encontrar coisas em que a pessoa
até possa ter razão. Fala destas e tenta empatizar com os sentimentos do outro,
bastando para isso dizer que percebes o porquê de determinado comportamento e
que imaginas como a pessoa se deve ter sentido.
• Dá uma visão mais alargada da questão, isto é, pergunte se a
pessoa quer ouvir o que tens para dizer. Muitas das vezes há factos que podem não
ter vindo ao de cima;
• Questiona e pede sugestões sobre o que a pessoa acha que
ajudaria a melhorar a situação em questão;
• Se a situação estiver incontrolável, insustentável e desgastante
para ti coloca limites ou um género de intervalo, por exemplo "É melhor
continuarmos amanhã quando estiver mais calmo", "Se continuares a falar
alto eu vou-me embora", "Estou disposto a conversar quando tu te acalmares e
quiseres conversar calmamente e racionalmente" e vai embora.
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