Sabemos que os agressores escolhem as
vítimas de bullying de uma forma inconsciente através da linguagem corporal e
outros sinais não-verbais.
1. Os agressores escolhem
aquelas crianças que parecem ser um "alvo fácil", impotentes, inseguras,
indefesas ou com falta de confiança porque querem ter a certeza que não vão ter
resistência por parte da vítima. O cérebro dos agressores
avalia todas estas características de "não ameaça" dos seus filhos, pela
postura, olhar, expressões, posição das mãos e pela forma como interagem com o
grupo.
2. Postura:
Incentive o seu filho a ter uma boa postura, isso demonstrará segurança.
Caminhar num ritmo constante não demasiado rápido ou demasiado lento, costas
direitas, ombros para trás, queixo na horizontal e evitar posturas fechadas
(braços cruzados e agarrar livros à frente do peito).
3. Olhar:
Ensine os seus filhos a olhar olhos nos olhos. O excesso de contacto ocular é
visto como desafio e a ausência de contacto ocular visto como insegurança,
ambos incentivam o ataque. Mas por regra, o mais adequado é olhar nos olhos de
outra criança por uns segundos (5, 6 segundos) e desviar 1 segundo.
4. Mãos: Os
seus filhos não devem esconder as mãos. Incentive-os a caminhar com as mãos
fora dos bolsos e balançando ligeiramente ao lado do corpo.
5. Ao
interagir com crianças mais agressivas devem virar as palmas das mãos para
baixo para demonstrar mais autoridade e menos receio.
6. Identificar
crianças com tendências de comportamento agressivo: Crianças que tenham por
hábito estar com os punhos fechados, queixo muito levantado, expressões de
raiva constantemente, falam mais alto que o normal, gozam e desafiam os
professores, não respeitam as instruções dos funcionários da escola, são
normalmente crianças com comportamento agressivas com mais tendência a fazer
Bullying.
7. Acessórios:
A maioria dos agressores vê a vida como injusta e quando os seus filhos
demonstram sinais de riqueza, alimentam a raiva deles. Se os seus filhos estão
a aprender a lidar com os agressores devem numa fase inicial evitar acessórios
não essenciais à prática escolar (Consolas de Jogos, telemóveis, malas,
colares, maquilhagem,…)
8. Social: As
crianças que andam em grupos de 2 ou mais, estão mais protegidas da escolha dos
agressores. Encoraje os seus filhos a fazer amizades e a andar em grupo.
9. Aplicar a
regra O.S.M. –Olhar nos olhos, Sorrir muito e as Mãos sempre visíveis.
Fonte: Alexandre Monteiro (Especialista em Linguagem Corporal)
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